A capital federal atingiu a marca de um milhão de veículos no último mês. Esse dado não seria tão alarmante se tivéssemos um bom planejamento viário. Brasília foi construída com avenidas largas, vastas áreas verdes, amplas calçadas e um bom número de vagas para estacionamento. Lúcio Costa planejou uma cidade para 500 mil habitantes e hoje temos mais de 2 milhões de brasilienses. Esse fato gera um grande caos urbano.
Fazendo um cálculo simples: se temos 1 milhão de carros e 2 milhões de pessoas, então, por que os ônibus, metrô e as vans andam sempre lotados? Temos engarrafamentos quilométricos onde cada carro representa um rosto solitário que ainda não aprendeu o que significa transporte solidário.
Só quem já teve oportunidade de estar no conforto de um carro e olhar para um ônibus lotado passando e, quem já esteve em um ônibus lotado e olhou para baixo e viu aquela fileira de carros a maioria com uma pessoa dentro sabe o quanto é diferente fazer parte desse 1 milhão de veículos ou desses 2 milhões de habitantes.
Para tentar minimizar esses efeitos negativos do trânsito no DF, governo, especialistas e ONG’s discutem soluções em um seminário nos dias 10 e 11 de junho: “Brasília: 1.000.000 de veículos – desafios e soluções”. Mas pela fala do governador Arruda, como citou o jornal Correio Braziliense, o evento não foi tão satisfatório quanto se esperava.
“Na abertura do seminário, às 11h desta terça-feira, Arruda apontou falhas na organização do evento ao ver apenas técnicos do governo e não membros da sociedade. ‘Reunião de especialistas do governo é importante, mas a população espera mais de nós. O governo não tem solução para tudo. Se tivesse, já teria dado’, frisou.”
Fazendo um cálculo simples: se temos 1 milhão de carros e 2 milhões de pessoas, então, por que os ônibus, metrô e as vans andam sempre lotados? Temos engarrafamentos quilométricos onde cada carro representa um rosto solitário que ainda não aprendeu o que significa transporte solidário.
Só quem já teve oportunidade de estar no conforto de um carro e olhar para um ônibus lotado passando e, quem já esteve em um ônibus lotado e olhou para baixo e viu aquela fileira de carros a maioria com uma pessoa dentro sabe o quanto é diferente fazer parte desse 1 milhão de veículos ou desses 2 milhões de habitantes.
Para tentar minimizar esses efeitos negativos do trânsito no DF, governo, especialistas e ONG’s discutem soluções em um seminário nos dias 10 e 11 de junho: “Brasília: 1.000.000 de veículos – desafios e soluções”. Mas pela fala do governador Arruda, como citou o jornal Correio Braziliense, o evento não foi tão satisfatório quanto se esperava.
“Na abertura do seminário, às 11h desta terça-feira, Arruda apontou falhas na organização do evento ao ver apenas técnicos do governo e não membros da sociedade. ‘Reunião de especialistas do governo é importante, mas a população espera mais de nós. O governo não tem solução para tudo. Se tivesse, já teria dado’, frisou.”
3 comentários:
Yuts, daw palagpat imo blog.
The nice thing with this blog is, its very awsome when it comes to there topic.
é o caos, minha gente!
Postar um comentário