quarta-feira, 30 de abril de 2008

Passageiros denunciam maus-tratos

A Lei Federal n° 10.741, de 1º de outubro de 2003 que assegura a gratuidade dos transportes coletivos públicos a idosos com mais de 65 anos, nem sempre tem sido respeitada pelos transportes públicos do DF.

O aposentado Aldemar Correia, 75 anos, diz não conseguir se lembrar de quantas vezes já foi prejudicado pelo não cumprimento da lei. “Se você estiver em uma parada de ônibus sozinho, nenhum ônibus pára quando percebe que é um idoso. Minha esposa já teve que pedir a um jovem para acompanhá-la a uma parada de ônibus a fim de conseguir embarcar”, contou indignado.

Mas a indignação não se restringe ao transporte feito pelos ônibus convencionais, as vans do Serviço de Transporte Público Alternativo também são denunciadas. “Alguns cobradores de vans que transportam idosos ficam insinuando que não pagamos a passagem. Uma vez, após ser humilhado, joguei o dinheiro no chão da van e desci”, desabafou o aposentado.

Uma senhora que não quis se identificar denunciou também o abuso cometido por alguns motoristas e cobradores de vans. “Muitos colocam o som do carro alto demais e com músicas imorais que constrangem os passageiros”, relatou.

Entretanto, as reclamações quanto ao tratamento recebido pelos usuários do transporte público coletivo não se restringem aos idosos. Maria Francisca da Conceição, 32 anos, conta que evita as vans, depois que embarcou em uma delas e foi ofendida por um cobrador. “Chamei a atenção dele porque minha bolsa ficou presa na porta da van e ele respondeu que se eu queria conforto deveria andar de táxi. Os passageiros ficaram revoltados. E eu agora só ando mesmo de ônibus”, contou.

Gildeth Franco (foto), 25 anos, contou um episódio semelhante, mas não reclamou. “Já fui ofendida por cobrador de van e não denunciei porque achei que não ia dar em nada. Sempre termina em pizza”, justificou.

A conduta da passageira, entretanto, deve ser revista. No início do mês, 200 vans tiveram que justificar cerca de 600 denúncias feitas por usuários, por meio do telefone 156, desde o fim de 2007. Ponto para os passageiros que com suas denúncias provaram que nem tudo está perdido.

Serviço:
Denuncie o mau funcionamento do transporte público no DF: ligue 156. Para agilizar a apuração das reclamações, tente fornecer dados como o número da linha, número ou placa do veículo, dia, hora e local do fato.

5 comentários:

Anônimo disse...

Uma vez pude contar 7 pessoas só no banco da frente de uma vam. Onde era pra caber no máximo 20 passageiros às vezes entram 50. E além do mais, todas as vans aqui do DF devem ter alguma multa por excesso de velocidade ou superlotação. Pior do que os ônibus são as vans

Anônimo disse...

Podíamos era fazer um boicote a essas vans lotadas. Como passageiros deveríamos nos recusar a entrar numa vam cheia. Nós pagamos para ir acomodados sentados, não para ir igual sardinhas enlatadas

Anônimo disse...

Meus pais e meus sogros vivem sendo agredids no transporte público. Parece que estão fazendo um grande favor e que o restante da população não paga a passagem que é uma das mais ca ras do Brasil.

Anônimo disse...

É uma vergonha o que fazem com os usuários do tranporte público, aqui no DF.

Anônimo disse...

Eles exigem muita coisa na hora de reclamar, por isso que muita gente não denuncia.